L'Epi Dupin: espírito bistrot cool em Paris

O L'Epi Dupin é para quem procura uma cozinha de qualidade (com preço decente). O Chef François Pasteau fez sucesso com este endereço ao juntar o espírito de Bistrot com uma roupagem moderna. Além disso, ele privilegia ingredientes fresco, "du marchés", e muda seu cardápio mensalmente. 

Para entrar no clima!

Agradecimentos a Bárbara Baltar pela sugestão incrível!

Já tinha feito a reserva para o restaurante no Brasil. Por e-mail, só para garantir. Alguns acharam um absurdo. O que posso fazer? Ele está sempre lotado, e é nosso vício - meu e da Moema. A comida deixa sempre um gosto de próxima vez.

Eu conheci o L'Epi em 2009, a partir de uma recomendação da prima da Moema. Era uma noite de inverno, e a gente chegou lá de táxi, crentes que era um endereço de difícil acesso. Bobagem! A Rue Dupin fica bem na esquina do Bon Marché.

O Bistrot/Restaurante era pequeno, mas estava super agitado. Sentamos, e lá veio um garçom com um quadro negro cheio de opções. O quadro foi colocado em uma cadeira ao nosso lado. Puro espírito bistrot, mas não sabíamos disso (na minha primeira viagem para Paris só comi em lugar trash - um dia conto). Não entendemos nada. Olhamos com cara assustada uma para outra. O garçom também nos encarou, mas com piedade - imagino. Ele explicou tudo de uma maneira engraçada, um pouco rápido demais. Continuamos sem entender rien. O jeito era apelar para intuição e para os deuses da gastronomia.

Preces atendidas!

Estava tudo perfeito. Por isso voltamos. Aliás, acho que ano que vem também não iremos resistir e voltaremos. Existe coisa melhor do que sentir vontade de repetir restaurante em viagem?

Nosso esquema lá é pedir ou um menu tradicional - entrada, prato e sobremesa (38 euros em 2014) - ou o menu degustação (49 euros em 2014), para provar algo mais ousado. Aí, a gente começa a rezar para vir a mesma entrada de pato desfiado na massa filo que comemos nessa nossa primeira visita - de 2009. Dá certo mentalizar (olha nas fotos aqui em cima).

Lá, a culinária é sazonal, então nem adianta descrever muito os pratos aqui. Basta saber que seu único dever ali é desfrutar. Além disso, os vinhos também são incríveis, e estamos na França, então... prove-os!

Curiosidade: todos os funcionários do L'Epi falam inglês, e eles têm duas pessoas que falam japonês e alemão. Vocês sabem do mito do parisiense que gosta de esnobar turistas? Pois é um pouco verdade, mas tem gente investindo em mudar essa postura.

L'Epi Dupin

Endereço: 11, Rue Dupin, 75006, Paris
Telefone: 33 1 42 22 64 56
Horário: seg 19h-23h; ter. sex. 12h-14h30 e 19h-23h e sáb. e dom. fechado
Mêtro: Sèvres-Baylon (linha 10 e 12)
Reserva: reservation@epidupin.com (fundamental)