Book Club da Jane Austen: "Mansfield Park" no Instagram Live

Rosas Wallpaper Jane Austen

Estou passando aqui só para lembrar que em abril (2022) teremos nossa sexta edição do Book Club da Jane Austen no Instagram Live com a leitura de Mansfield Park.

E eu repetirei de novo: eu e a Helô sempre sempre ficamos com gosto de quero mais, e imagino que os participantes das antigas também.

Cote Jane Austen

Você pode compartilhar essa foto no pinterest ;)

Quem acompanha as nossas leituras coletivas (talvez desde o primeiro livro “Razão e Sensibilidade”) sabe o quanto a perspectiva sobre a autora vai se transformando a cada leitura. É como se fossemos descobrindo um pouquinho mais da Jane a cada livro.

Uma descoberta misteriosa, mas que descoberta!

A essa altura do campeonato ela já é uma boa amiga. A gente se surpreende com o modo como ela diz sem dizer; com sua habilidade de mostrar os pensamentos das personagens nos fazendo duvidar se são elas que estão ali de fato a pensar. "Ou, quem sabe, sejamos nós inferindo? Ou a narradora?

Nos encantamos também com sua maneira de retratar a Gentry inglesa e georgiana; nos revoltamos com o lugar das mulheres nessa sociedade e com o lugar da sua obra na história da humanidade.

Enfim…

Ler Jane Austen é ler um clássico.

E que bom ter a oportunidade de fazer isso junto com vocês! Vamos? ;)

Ps.: para quem estiver se juntando a leitura pela primeira vez, é bem simples e sem problema algum.

Eu explico…

UM POUCO SOBRE A OBRA…

Mansfield Park foi a terceira obra “completa” publicada em 1814, e escrita entre 1811 e 1813. Apesar de ignorada pela critica tradicional, a sua primeira edição esgota em apenas seis meses.

A narrativa conta a história de Fanny Price, uma jovem de poucas posses, mas adotada por uma família rica, os proprietários de Mansfield Park.

Uma heroína vulnerável, insegura, resignada, mas inteligente o suficiente para perceber a natureza daqueles que a cercam e escapar das armadilhas sociais da época.

Bom, esse é um resumo bem bostinha, por isso vamos segurar nossos impulsos e entender melhor a obra lendo-a em abril!  

Junte-se a nós na leitura coletiva de Mansfield Park de Jane Austen. Serão bates-papos semanais e informais nos Domingos - 19h em Londres e 15h no Brasil - no instagram da @HeloRighetto e da @RaphaPerlin.

COMO VAI FUNCIONAR?

Os encontros serão semanais, aos Domingos e às 19h (London Time). Uma semana no perfil da Helô (@HeloRighetto) e outro no meu (@raphaperlin).

A ideia é não sobrecarregar ninguém com uma leitura excessiva. Dar margem para rabiscar pensamentos, trazer dúvidas e gerar novas questões. Vamos apenas pontuar o que tiver de mais relevante acontecendo na história e chamar atenção para os momentos “pé na porta” da Jane que podem passar despercebidos para a maioria dos leitores.

Para finalizar, deixamos um cronograma para ninguém se perder nas leituras semanais. Lembrem-se que não leremos os capítulos durante a live, vamos apenas conversar e pontuar questões. Sintam-se à vontade para trazer todas as dúvidas possíveis, das mais simples as mais complexas.

O nosso Book Club é basicamente uma oportunidade para darmos às mãos virtualmente e lermos a obra da Jane Austen juntos. Sem firula, sem preciosismos! @raphaperlin

COMO LER?

Você pode usar qualquer edição, em qualquer língua. Em PDF, em papel, kindle, computador. Apenas leia e apareça lá. Nossa leitura será inesquecível!

Essas são as minhas edições preferidas! Adoro as notas da Oxford para ler em inglês e a Zahar tem um cuidado exemplar com todas as suas edições.

Se você comprar usando este link aqui, eu ganho comissão. Então já agradeço o apoio!

Edição LP&M. Tradução Rodrigo Breunig

Edição Martin Claret. Tradução Alda Porto

Anterior
Anterior

Londres no Verão: meus programas imperdíveis

Próximo
Próximo

Café da Manhã em Londres: meus preferidos