Londres no Verão: meus programas imperdíveis

BFI sobre as piscinas nos anos 1930 (click in the picture to read the piece)

Teoricamente, o verão em Londres vai de Junho a Agosto, com temperaturas desde paradisíacas (20C) até as infernais (30C). O amanhecer começa lá pelas 5 da madrugada e temos luz até 9 pm (eu acho que vai até mais tarde).

Esta é uma época em que conseguimos ver as pessoas ficando mais felizes e leves nas ruas. “Felicidade no ar!” Todo mundo querendo sair de casa, lagartixar nas praças etc. Fica tudo tão gostoso de se ver. O humor das pessoas mudando mudando a cada hora a mais de sol - não sei se tinha isso no Brasil, talvez com o Natal.

Santa Vitamina D!

Agora, não me peçam para escolher uma estação preferida. O que posso dizer é que o Verão tem seus dias glória! Como todos nós, aliás.

Segue, então, a minha seleção para quem está aqui ou pretendendo estar nessa época.


1. #Madman vibes: um dia na piscina/lido 

London Fields Lido

Coloca o maiozão, gata garota!

Londres tem piscinas comunitárias para todos os gostos. Paga-se um valor e pode-se passar o dia por lá. Algumas têm aquecimento, outras não. Umas ficam dentro de igrejas, outras em parques abertos, e por aí vamos.

É um pouco difícil precisar quando essa tradição começou. Quando os Romanos chegaram, diriam alguns. Mas também teve o boom de construção de piscinas comunitárias no período vitoriano, quando Londres passava por programas de infraestrutura de higiene seríssimo. Ou, talvez, tenha sido na virada foi nos anos de 1930, quando virou moda ir aos Lidos da cidade. 

Bom, fato é que existem ainda muitas opções para a gente explorar pela cidade. Se você quiser um dia de verão diferentão madman style, deixo uma seleção para vocês aqui: 

2. Um Mergulhos nos Hampstead Ponds

Hampstead tem 3 ponds (charcos, lagos, reservatórios) - um para homens, outro para mulheres e um misturados -, e eles são uma instituição. Sério. Mesmo no inverno a gente vê uns corajosos por lá.

No verão, contudo, é bom se preparar porque lota. Você sabia que tem até um documentário no Netflix só falando sobre os ponds de Hampstead?

  • Dica: se você chegar antes das 10am ou depois das 5 pm, não precisa reservar ou pagar. 

  • Onde comprar: aqui

Bom, para mim, o mais interessante dos ponds é a sensação de contato com a natureza. Eu aconselho fortemente!

3. Entardecer vintage: filme no rooftop Peckham

Se a ideia te agradou, aconselho começar a procurar os ingressos já em abril ou maio. Os ingressos para esse tipo de programa no verão acaba rapidissímo. E, em tempos de instagram, tiktok, pior ainda.

Quem me levou a primeira vez foi meu querido amigo Thiago Medeiros. Lembro da gente andando por Peckham, meio duvidando. Bom, quando chegamos no tal do terraço, adoramos a experiência. Cadeiras listradas, pipoca, um entardecer maravilhoso, Londres e "Reservoir Dogs". 

London na veia!

4. Climinha Bridgerton: picnic no parque

Existem picnics e picnics. Tem aquele "vou sentar aqui na grama e comer um 'meal deal' do Tesco" (super improvisado) e aquele com toalha, champagne, pratinhos etc. Este último é o famoso "fancy pants", roupa listrada etc. - confesso que adoraria ir em um, mas finjo que não ligo.

A verdade é que eu, particularmente, prefiro algo entre os dois. Um pouco de glamour, um pouco de layback day.

Agora, se vierem a Londres no verão, aproveitem! Façam um picnic. Qualquer que seja a versão. O importante é sentar na grama (o verão pede um parque legal btw), curtir o sol na pele - ah delícia -, jogar conversa fora e relaxar, só tudo isso.

5. Peça no Regent Park

Em funcionamento desde 1932, o teatro aberto, estilo arena grega, do Regent Park é um clássico dos programas culturais.

Uma experiência meio túnel do tempo, por conta da estrutura do teatro, mas de alguma maneira com um quê moderno pelo estilo das suas produções. 

Esse ano teremos Antígona! Clique aqui para comprar os tickets.

6. Pimm's com amigos

Você não precisa se estressar muito. Escolha um pub amigo com seus amigos e vai tomar uma jarra pimm's no lado de fora do Pub, por favor ;)

De acordo com a enciclopédia britannica, esse drink foi inventado em algum momento entre 1823 e 1840, ou seja, lá no início do período vitoriano, por James Pimm's (thank you, James!).

Um licor a base de gin, chamado de Pimm's n. 1. Aliás, depois eles criaram o Pimm's número 2, 3 etc. Esses a base de rum, whisky etc.. Então, quando um londrino te chama para tomar um Pimm's, na verdade, está falando de uma jarra na qual se junta - ao tal de Pimm's número 1 -, um pouco de limonada frizante ou ginger ale, muito gelo, frutas e menta. 

Vocês estão entendendo, certo? Pimm's é a sangria britânica. Uma maravilhosidade a ser experimentada em um dos pubs Londrinos com uma amizade sincera. #FicaADica

Alguns pubs:

7. sorvete pelas ruas de Londres

Felizes, depois de andar o dia todo.

Essa é uma tradição minha com a Raquel Sol. E, eu acho que você deveria implementar na sua rotina de verão. Aqui em Londres ou qualquer outro lugar ;)

Não tem mistério, em algum dia de verão, nós saímos pelas ruas de Londres, provavelmente, no Soho, para "ver a moda e a agitação". 

A gente para em qualquer sorveteria compra uma casquinha (Amorino) e saímos caminhando o resto do dia - non-stop

O meu sorvete é sempre de côco, o da Raquel sempre muda. Os sorvetes geralmente derretem em cinco segundos com o calor (sim, fica quente por aqui), mas nós somos super rápidas, e é uma das minhas melhores memórias dessa cidade no verão.

8. Entardecer no rio Tâmisa

As melhores coisas na vida, e em Londres, são gratuitas. O entardecer no Tâmisa é uma dessas.

Existem vários pontos em que você pode escolher para caminhar e sentar para ver o entardecer: Richmond, Chiswick, Barnes, Canary Wharf, Greenwich.

O meu preferido é aqui em Putney mesmo. Relação afetiva. Para falar a verdade, eu nem sei se todos os londrinos tem essa relação com o rio, mas, para mim, que ainda tenho espirito de turista aqui, caminhar no tâmisa é só suspiro!

9. Um tour inesquecível comigo!

Aí, gente, não vou ser humilde aqui. Eu acho os meus passeios muito especiai e, depois de ler uns posts, acho que você já tem uma ideia do qual minha proposta e o meu olhar quando vou planejar um tour: é basicamente muita história e bastante lugar escolhido a dedo.

Vocês deveriam considerar fazer um;)

Clique aqui para saber mais

Anterior
Anterior

Por Trás dos Romances - tours, podcast, bookclub etc. tudo sobre jane austen

Próximo
Próximo

Book Club da Jane Austen: "Mansfield Park" no Instagram Live