Café da Manhã em Londres: meus preferidos

Eu não gosto de acordar cedo. Nem quando viajo, nem na vida. 

Agora que um café-da-manhã especial dá uma alegria, ah, dá! Nos meus dias mais complicados no trabalho, às vezes acordava mais cedo só para ir tomar café com dignidade. É bom demais. Por isso, eu realmente não entendo pular o café da manhã, especialmente em viagem. Aqui em Londres, então. Aff! 

Um dos meus primeiros programas quando me mudei foi um Brunch demorado na Modern Pantry (restaurante está fechado por hora - 2022). Outro sucesso por aqui, é o nosso ritual dominical. A gente gosta de escolher um cafes "roots" (aka a Greasy Spoon) pela cidade para comermos um "fry up" com sustança, também conhecido como full english breakfast.

Café-da-manhã faz parte do geist inglês

“To eat well in England you should have breakfast three times a day.”

W. Somerset Maugham (1874-1965)

É possível rastrear a tradição do café-da-manhã britânico até meados do século XIII, mas o English Breakfast como conhecemos hoje começou com o Gentry (aristocracia campestre inglesa). Tudo girando em torno da hospitalidade e fartura, claro.

Eles tomaram para si o papel de guardiães culturais dessa tradição anglo-saxã. Aí vieram os Vitorianos, estes popularizaram e "estetizaram" a refeição até o hábito chegar à classe média, sendo visto então como uma refeição tipicamente familiar e mais adequada para o início do dia. 

Nos anos de 1950, o english breakfast chega à mesa da “working class”. É nesse momento que ganha o status de “national dish”. O prato passa a ser servido nos Greasy Spoons em áreas industriais para dar força e alimentar os trabalhadores. 

Bom, isso é um resumo muito rápido do que a English British Society nos conta (sim, ingleses tem uma sociedade para pesquisar a história do café-da-manhã).

Você pode pagar um café para eles e colaborar, aqui: https://englishbreakfastsociety.com/index.html

Meus Favoritos 

The Wolseley - ainda não fui, mas já te garanto que será um dos meus preferidos. O Wolseley é uma instituição aqui em Londres. Eles são famosos pelo eggs benedict, mas você pode escolher o que quiser de olhos fechados e ser feliz por lá. Provavelmente, esse é o restaurante mais classudo que já fui em Londres. Ele é o tour d’argent daqui, clássico e bom. Então, para um momento #rycaaa e absoluta, experimente. Ps.: me conta depois 😉

Photo from www.wolseley.com archive.

Farmacy - o nome desse restaurante faz uma brincadeira de farmácia (pharmacy) com fazenda (farm). Isso para chamar a atenção dos alimentos vistos como algo que nos nutre e nos trata. E é assim que me sinto lá. Cuidando do corpo sem comprometer a gula. O restaurante fica em Notting Hill, então é perfeito para um programa combinado: passeio no bairro + café. Eu adoro os beneditinos deles, e (atenção) para quem é alérgico a glúten, o Farmacy é um paraíso. E eu convivo com um alérgico, por isso sei da felicidade em se achar um restaurante assim por aqui.

Você pode comprar o livro do restaurante aqui (versão Kindle)

Dishoom - essa é uma das coisas maravilhosas que descobri nas minhas andanças com o senhor Fabio Iorio. Eu já gostava do restaurante para almoço e jantar, mas não é que eles abrem cedo e oferecem café tradicional indiano? O restaurante de King’s Cross, para mim, é o mais bonito, mas o de High Street Kensington fica em um prédio Art Deco que é pura exuberância. Não deixe de provar uma das opções de naan rolls, e boa sorte para escolher uma das opções de pratos quentes. Vai ser uma tarefa difícil. 😉 Esse dia vale emendar com uma visita ao Design Museum.

dishoom_raphinadas

Dishoom em High Street Kensington. Photo: @raphaperlin

N197 Chiswick Fire Station - esse restaurante fez parte do meu dia-a-dia quando morava em Chiswick. Eu gostava de ir às vezes só para tomar um drink e curtir o ambiente. Além deles servirem um frango assado suculento (aí que desejo!), lá você encontra um café-da-manhã com ótimas opções. Tudo seguindo lógica de empratamento meio instagramável, mas é realmente bom. Dê uma atenção especial às panquecas de ricota e aos ovos com bacon. Ótimo para visitar junto com a Chiswick House ou até uma simples caminhada pelo bairro. 

N197 Chiswick Fire Station. Foto @raphaPerlin

raphinadas_breakfast

Qualquer "Cafe" Furreco - deixa eu explicar. Como disse no início, eu mesma tenho esse ritual de visitar os cafes da cidade. Acho interessante sair um pouco do circuito "glamour" e ter a oportunidade de ir num café normalzão londrino. Comer um full englishavarage", mas bem típico. Aqui nada diz respeito à experiência, mas antes à "vida acontecendo" e ao cotidiano da cidade. Dicas: The Electric Cafe no East side ou River Cafe no West side

grasy_spoon_raphinadas

Gostou desse post? Aceito um cafezinho ;)

Anterior
Anterior

Book Club da Jane Austen: "Mansfield Park" no Instagram Live

Próximo
Próximo

O Meu Segredo no Algarve: a hospedagem